Abandono. Inteligência artificial. Mudanças entre realidades. Lembranças e alteração de memória. Paisagens de tirar o fôlego. Com data de lançamento definida para 8 de novembro de 2022, o jogo Sonic Frontiers, de plataforma, ação e aventura, também traz aspectos abordados em filmes do gênero ficção científica.
Frontiers trouxe reações mistas pelo público na primeira estreia mundial que demonstrava a jogabilidade do game. Os críticos afirmaram que a ambientação lembrava algo desolado. Sendo cinco ilhas no total, cada uma das Starfall Islands possui biomas com cenários distintos, nos quais os jogadores de Sonic Frontiers atravessam em alta velocidade cachoeiras, bosques e desertos com oasis e construções parcialmente enterradas nas dunas. A primeira ilha é gramada e arborizada. Já a segunda é ambientada num deserto arenoso. As tarefas a serem cumpridas para que se avance no jogo vão desde completar quebra-cabeças até cumprir desafios de plataforma, além do embate com inimigos graças as novas habilidades de batalha do Sonic. Diferente da maioria dos jogos anteriores, o combate recebeu um capricho maior, visto que os inimigos são mais hábeis e estão dispersos nestas ilhas com espaços mais abertos. O Sonic pode até defender e se esquivar dos ataques inimigos.
Afastado de seus amigos e sendo guiado apenas por uma voz desconhecida, Sonic é a personagem principal e é guiado pelos jogadores, atravessando de uma história repleta de mistérios e com apego forte a melancolia. Para dar uma sensação mais emotiva, a equipe de desenvolvimento do videogame contou com a aplicação de gráficos foto realistas, a elaboração de um ciclo diurno-noturno e o uso das condições meteorológicas, tal como garoas ou tempestades, conforme os desenvolvedores contam em entrevistas recentes. A trilha sonora é composta por desde faixas calmas, lastimáveis e dignas de uma orquestra, até às faixas sonoras mais vibrantes e, por vezes, cantadas.
Devido ao escopo maior, Sonic Frontiers deve ter, em média, 30 horas de duração, para que a história seja finalizada pelo jogador(a). Isso é bem mais quando comparado aos outros jogos da franquia, que tinham duração de cerca de 6 horas. No mais, a história será elaborada de forma mais densa desde o início e em conformidade ao avanço do jogador, mas mantendo-se focada no mistério. Por fim, Sonic Frontiers terá uma taxa de quadros e uma qualidade gráfica inferior no Nintendo Switch devido as limitações desse console, além de exigir processadores de ótima qualidade para quem for jogar nos PCs.
O último jogo lançado do Sonic foi o Sonic Origins, também em 2022. A preciosidade dessa coletânea de jogos clássicos e mais antigos da série vale o investimento. Espera-se que Fronteirs tenha um sucesso ainda maior e quiçá tenha o melhor desempenho da franquia nos últimos 20 anos.